Um suposto espião russo está preso no Brasil. Ele é acusado de tentar se infiltrar no Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. A notícia é da CNN Brasil.
Sergey Vladimirovich Cherkasov chegou a viver nos Estados Unidos, onde dizia ser brasileiro e usava identidade falsa, sob o nome de Victor Muller.
Sob esse codinome, ele fez pós-graduação na prestigiada Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS na sigla em inglês) da Universidade Johns Hopkins.
De acordo com relatos de alunos da instituição, ele era sociável, inteligente e muitas vezes visto carregando um capacete para a sua amada moto. Mas o sotaque confuso chamou a atenção de alguns colegas de classe. Numa ocasião, um estudante lhe perguntou: “Você é russo?”.
Durante a permanência nos EUA, Cherkasov usava identidade brasileira falsa. Depois de terminar a pós-graduação da Johns Hopkins, ele se inscreveu para um estágio no Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda.
Foi aí que uma agência de informação holandesa o identificou publicamente como Sergey Vladimirovich Cherkasov, um oficial russo de informação militar.
Deixe o seu comentário
O seu endereço de email não será publicado