Dóceis, fofos e amigáveis: cães da raça shih-tzu são ideais para tutores de primeira viagem

23 de julho 2023 - 07h39

Os cachorros shih-tzu estão entre os mais queridos para adoção no Brasil, segundo o último PetCenso, em 2020, e são conhecidos por sua relação amigável com os tutores e até com os outros pets. De porte pequeno e, por isso, considerados ideais para apartamentos, eles também conquistam os humanos com suas carinhas fofas, além de seus pelos compridos e macios.

O adestrador e comportamentalista animal Fernando Lopes até brinca com essas características do shih-tzu. "Costumo dizer que 'são o Roberto Carlos dos cães', porque querem ter um milhão de amigos", se diverte o especialista em entrevista ao RPet.

Segundo ele, os cachorros dessa raça têm um perfil mais tranquilo e, por isso, estão entre os favoritos para adoção. "É um animal com um temperamento estável. Tem uma tendência de ficar cada vez mais tranquilo, conforme passa a idade. Vai ser sempre dócil."

Fernando, porém, alerta para algumas condições do bicho. "São cães braquiocefálicos, ou seja, com o focinho curto e meio achatado, que não podem praticar muita atividade física. Então, é necessário tomar cuidado, principalmente, em dias quentes. É importante também não fazer passeios muito longos, por conta da dificuldade de respiração que eles têm", ensina.

R7

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado

Notícias relacionadas

Últimas notícias

Notícias relacionadas

Últimas notícias