Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Pref Mossoro_Estacao Natal_1300x250px (1).png

Brasil

69% esperam ano melhor em 2026, aponta pesquisa

13.JPG
BANNER -natal em natal -  1.820 X 400 PX.png

Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (27) mostrou que o brasileiro está mais otimista. Para 69% dos entrevistados, a situação pessoal irá melhorar em 2026, em comparação com este ano.

A notícia é do g1. Na última pesquisa, realizada na passagem de 2024 para 2025, esse índice era de 60%.

A pergunta feita pelo Datafolha aos entrevistados foi: "na sua opinião, 2026 será um ano melhor, igual ou pior a 2025 para você?". Veja as respostas:

- Melhor: 69%

- Igual: 16%

- Pior: 11%

- Não sabem ou não responderam: 3%

Quando perguntados sobre a situação do país em geral, o otimismo também cresceu. Segundo o Datafolha, 60% avaliam que 2026 tende a ser melhor para os brasileiros do que 2025. No levantamento anterior, esse índice era de 47%.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil, distribuídas em 113 municípios, de 2 a 4 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Mulheres estão mais otimistas - e mais cansadas

De acordo com o Datafolha, as mulheres demonstram mais otimismo do que os homens. Entre elas, 76% afirmam que a situação pessoal deve melhorar em 2026, ante 65% dos entrevistados do público masculino.

Por outro lado, a pesquisa mostra que as mulheres estão mais angustiadas pelos problemas financeiros. Em 2025, 39% das entrevistadas relataram ter se sentido sempre ou frequentemente angustiadas por problemas financeiros, percentual superior aos 28% registrados entre os homens.

Além disso, 43% do público feminino disse ter sentido sempre ou frequentemente, cansaço ou esgotamento mental - patamar que cai para 30% entre os homens.

Os brasileiros que moram no Nordeste também estão mais otimistas para o próximo ano.

Veja, por região, o percentual dos que acreditam que a situação pessoal vai melhorar em 2026:

- Nordeste: 75%

- Centro-Oeste/Norte: 70%

- Sudeste: 67%

- Sul: 65%

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado