A Licença de Instalação e Operacão (LIO) para a instalação do canteiro de obras referentes à proteção costeira da Praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal, foi assinada pelo Instituto do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) e os trabalhos estão liberados para serem iniciadas do ponto de vista ambiental. A ordem de serviço será assinada já nesta terça (11) pelo prefeito Álvaro Dias, às 11h, no Palácio Felipe Camarão e a expectativa da prefeitura é de que as obras sejam iniciadas ainda nesta semana.
O enrocamento vai ter 1,1km de extensão da atual estrutura. Somadas as obras de enrocamento, drenagem e engordamento de Ponta Negra, o orçamento é de cerca de R$ 90 milhões. Representantes da Prefeitura de Natal foram à sede Idema para buscar informações a respeito do licenciamento do enrocamento. A comitiva, que contava com pelo menos 100 pessoas, contou com representantes de várias secretarias de Natal, como Turismo, Meio Ambiente e Urbanismo, Transportes, entre outros segmentos.
A licença era necessária para a prefeitura dar a ordem de serviço para que a empresa vencedora da licitação instale o canteiro de obras e comece os trabalhos. A empresa é a Edcon Construções LTDA, do Ceará.
Depois da conclusão do enrocamento, com previsão de seis a oito meses de obras, a Prefeitura do Natal pretende dar andamento à engorda da Praia de Ponta Negra, com alargamento da faixa de areia da praia. com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Atualmente, em situações de maré cheia, bares, barracas e banhistas ficam praticamente impedidos de frequentar a areia e o mar. A erosão costeira em Ponta Negra, inclusive, ameaça o Morro do Careca, cartão postal do Rio Grande do Norte e a Zona de Proteção Ambiental (ZPA) de Natal.