O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou ao Blog que seus advogados vão recorrer da decisão do ministro Alexandre de Moraes, que negou a liberação do passaporte do ex-chefe do Executivo federal para viajar aos Estados Unidos e participar da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
A noticia é de THIAGO NOLASCO. Bolsonaro afirmou também que não fará comentários sobre a decisão de Moraes, seguindo a recomendação de seus advogados.
Embora Bolsonaro ainda nutra esperanças de viajar para os Estados Unidos, já foi preparado um plano B: Michelle Bolsonaro representará o ex-presidente na posse de Trump.
Além disso, os filhos de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro, já se encontram nos Estados Unidos.
Para recusar os argumentos de Bolsonaro para recuperar o passaporte e viajar aos Estados Unidos, Moraes citou o risco de fuga.
“O apoio à ilícita evasão do território nacional e a defesa da permanência clandestina no exterior, em especial na Argentina, para evitar a aplicação da lei e das decisões judiciais transitadas em julgado, estão, constantemente, sendo corroborados pelo deputado Eduardo Bolsonaro, que, segundo a própria defesa, teria intermediado os convites para a viagem de Jair Bolsonaro”, disse na decisão.
Ontem, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, já havia se manifestado contra o pedido. Para o chefe da Procuradoria da República, Bolsonaro não comprovou interesse público na ida dele aos Estados Unidos.