Novo CEO da SAF do Fortaleza, Pedro Martins foi apresentado na tarde desta quarta-feira (7) e detalhou a situação do clube após a queda para a Série B do Brasileiro. Pedro chega depois da saída de Marcelo Paz para o Corinthians. O novo CEO tentou tranquilizar a torcida sobre a nova situação do Leão. A matéria é do ge.
- Tem um ponto fundamental: nenhum clube gosta de ser rebaixado. O Fortaleza foi bem gerido nos últimos anos. Não é um clube que negligenciou as contas durante muito tempo. A gente está falando do problema de uma temporada (não de várias). Temos dois grandes braços: fazer um grande trabalho no projeto comercial e enxugar custos. Temos que fazer isso montando uma equipe competitiva. É uma turbulência, mas não é o caos. Não está tudo errado. A gente sentou na cadeira e vai resolver problema. Esse projeto é sólido. Quando a gente virar essa página, o livro é muito bonito - afirmou.
Pedro também revelou que o Fortaleza não deverá mais ter o cargo de diretor de futebol. O diretor de futebol do Fortaleza, Sérgio Papellin, pediu demissão e foi mais um a deixar o clube após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.
- Nossa ideia agora, em função do orçamento e da forma de trabalhar, é não ter mais a cadeira de diretor de futebol.
- A gente vai dividir a estrutura de funcionamento do departamento em gerências: de mercado, operacional, técnica. Vão resolver os problema do dia a dia, com mais autonomia. Essa decisão é para que a gente consiga acelerar e ganhar com pessoas qualificadas e competentes no desenvolvimento do projeto esportivo do Fortaleza.
O novo CEO também comentou sobre a relação que tem com Marcelo Paz, hoje no Corinthians. Ele diz que são duas pessoas que sempre pensaram no bem do Fortaleza como instituição.
- Trabalhar em clube de futebol é resolver problema. No momento de mercado, entradas e saídas, as pessoas trazem problemas para serem solucionados. Jogadores e agentes querem resolver a vida deles. Nada que a gente não consiga resolver. Sobre o Marcelo Paz, eu já o conhecia. Sempre tive admiração sobre o projeto do Fortaleza. Tenho respeito pela instituição. O Marcelo veio das arquibancadas. Não se trata de uma substituição, mas nova composição - explica.
Pedro Martins já assumiu os cargos de CEO e diretor de futebol em quatro clubes brasileiros: Santos, Botafogo, Vasco e Cruzeiro. O profissional é formado em administração de empresas, além de possuir MBA em Indústria do Futebol pela Universidade de Liverpool e certificação em Estratégia Disruptiva pela Harvard Business School Online. Ele também é certificado em Elite Scouting pela UEFA Academy.