Sucesso de público e crítica durante a primeira edição, realizada nos Estados Unidos, a Copa do Mundo de Clubes da Fifa poderá acontecer, a partir de 2029, de dois em dois anos. A informação é do Metrópoles.
Segundo o jornal inglês The Guardian, a pressão sobre a Fifa foi iniciada pelo Real Madrid, durante negociações com a entidade no último mês de junho.
Junto com os madrilenhos, estariam clubes como Barcelona, Manchester United, Liverpool e Napoli, todos de olho na alta premiação paga pela entidade. Por ter sido campeão da primeira edição, o Chelsea embolsou cerca de R$ 620 milhões.
Vale lembrar que o calendário da Fifa já foi estruturado até o ano de 2030, o que impediria trazer a disputa para 2027.
De acordo com o periódico inglês, a entidade máxima do futebol também analisa aumentar o número de participantes da competição de 32 para 48, tal qual a Copa do Mundo de seleções, que ocorrerá em 2026 na América do Norte.
Em contrapartida à aprovação dessa mudança, a Fifa cancelaria a data de amistosos de junho, uma vez que os jogadores estariam na reta final de temporada, para realizar o torneio.
Outra medida que pode ser tomada pela Fifa é aumentar o número de clubes participantes da disputa por país, hoje limitada em dois, o que ocasionaria numa revisão dos critérios de participação.