América melhor na largada

Não foi para causar polêmica que eu afirmei achar que o América está comçando melhor a temporada. Eu falo no que vejo e acredito. O time rubro tem hoje uma defesa sólida, conhecida, consolidada, com apenas dúvidas sobre rendimento na ala esquerda. Tem um meio-campo de ótimos valores, Judson, Aruá e Souza, além de Henrique. Quem pode duvidar do rendimento destes atletas? Ah, Judson estava sem jogar desde abril, já tem 32 anos, alguém pode alegar, e daí? Ninguém nesse começo de temporada está querendo tanto ou mais focado ele. Faltam atacantes? Sim, mas o Salatiel, certeza de rendimento, permanece. Os reforços Yarlei e Nikolas são apostas, mas em início de temporada, quem não é? O ABC, por outro lado, contratou 18 jogadores e está remontando geral. Não tem formação definida, algumas pontuais certezas de rendimento como Adeilson, Randerson, Lima e Bruno Leite. E o resto? É nesse aspecto que vejo a diferença. Isso não quer dizer que o Chamusca já não consiga ter um esboço e já tenhamos, quem sabe, nos primeiros testes so Alvinegro, um time competitivo, definido e forte. No entanto, pela minha experiência numa leva de tantas caras novas num grupo o percentual de agradar, se firmar, ser titular é muito pequeno. Temos que esperar para ver.
Amistosos agendados
Na manhã desta segunda-feira (24), o elenco alvirrubro iniciou as atividades da semana com avaliações e testes de força na academia da Arena América. Foco total, intensidade lá em cima e a preparação só evolui. Nada de confirmação de novos reforços, coisa que os torcedores continuam a cobrar muito nas redes sociais. Mállyk Nagib trouxe os jogos programados pelo América como testes para o início de temporada:
Lista:
06/12 - AFC x Riachuelo
13/12 - AFC x Serra Branca-PB
18/12 - Serra Branca-PB x AFC
22/12 - AFC x Treze-PB
30/12 - AFC x Botafogo-PB
04/01 - AFC x Campinense-PB
ABC integra mais cinco da base

O ABC também reiniciou os trabalhos nesta segunda-feira, com foco ainda na preparação, sob a supervisão atenta da Comissão Técnica, mas também com bola rolando. Diferente do rival, o ABC tem o plantel completo e anunciou mais cinco garotos da base integrados ao elenco principal, segundo informação do repórter Judson Araújo. São eles: João Guilherme, goleiro; Davi, zagueiro; Maurício, ala esquerdo; o volante Dudu Marinho e o meia Dudu Santana. Já haviam subido, Kelison, goleiro, Darlan, Rhyan, Oziel e Kauã Gabriel. Vamos torcer que tenha chance de jogar.
Amistosos definidos
A exemplo do time rubro, o ABC também agendou amistosos, jogos-treinos de preparação. Dia 6/12, ainda a definir o adversáio; dia 13, seleção da Cidade da Esperança, no Pascoal de Lima;dia 20, contra o Campinense, em Campina Grande e dia 30, jogo da volta contra o mesmo Campinense, em Natal. Horários ainda não divulgados.
Darlan é destaque no acesso

O zagueiro Darlan, formado nas categorias de base do ABC e emprestado ao Potyguar, foi um dos grandes destaques da equipe de Currais Novos na campanha que garantiu o acesso à 1ª divisão do Campeonato Potiguar 2026. Agora, Darlan voltou aos treinos para seguir firme na pré-temporada junto ao elenco principal. Espero que ele tenha chances de jogar.
QFC vai buscar vôos mais altos
O Jogo Rápido desta segunda-feira foi especial, pois contou com a presença de representantes das duas equipes que conseguiram acesso à elite de nosso futebol. Severo Júnior, coordenador do QFC, que deixou claro que o planejamento, o treinamento continuado e aplicado foram fundamentais para a bela campanha. Ele também destacou, elogiando muito, o trabalho do treinador João Paulo, inclusive destacando o fato dele ter sido ex-jogador contemporâneo seu, com passagens em América e Alecrim. Sobre o futuro, não deixou margem à duvidas, a equipe vai brigar em cima, em busca de objetivos principais como Copa do Brasil e Série D.
Potyguar vai lutar para permanecer
Pelo Potyguar, Daniel Morais, presidente, e Anderson Lima, treinador, sentaram na bancada do JR para valorizar, e muito, o fato da aposta nos jovens valores. Daniel destacou que o Tricolor tem tido participação ativa em campeonatos de base da FNF. Futebol sustentado no acreditar, na garotada, na garra e na paixão. Anderson, treinador, citou os vários valores revelados no seu trabalho desde 2018, e jogadores que voltaram para ajudar, casos do Felipinho, Edgar, Nino, Davi, Kevin, entre outros. Para a participação no Estadual, Morais disse que não vai ser diferente. A aposta nos jovens valores continua.
Laguna traz "estrangeiro" de 37 anos
O Biu era o jogador mais experiente, talvez, eu considero, um ex-jogador em atividade. Ele não está mais no Laguna, mas a equipe vegana anunciou nesta segunda-feira Éverton Luiz, um veterano de 37 anos, que estava atuando fora do Brasil por 14 temporadas - três últimas na Bélgica e antes, na MLS, Itália, Sérvia e Suíça. Também atuou no México e, claro, no Brasil. Ele deve vir para ser esse comando experiente em campo. Espero que não seja um ex em atividade.
Com Negueba na Libertadores
O Mirassol venceu o Ceará por 3 a 0, nesta segunda-feira (24), no Maião, pela 35ª rodada do Brasileirão. Negueba, Reinaldo e Alesson marcaram para o Leão, que ficou ainda mais perto de cravar vaga direta na fase de grupos da CONMEBOL Libertadores de 2026, faltando apenas somar mais dois pontos para confirmar a proeza surpreendente na sua primeira vez na Série A. Um triunfo sobre o Vitória, no Barradão, na próxima rodada, garantiria a classificação. Muito bom ver este time modesto fazendo essa grande campaha ainda mais tendo um potiguar como um de seus principais destaques. o nosso Negueba.
Vaias para o Inter, Z4 para o Santos
Em noite de Beira-Rio lotado, o Internacional começou a partida com tudo contra o Santos, abriu o placar em golaço de Alan Patrick e criou chances mas não converteu e viu o Santos empatar na etapa final, com Barreal, deixando tudo igual ao fim do jogo, nesta 35ª rodada . O resultado manteve o Colorado em perigo e o Peixe no Z-4, a um ponto do Vitória, primeiro time fora. A noite que era de festa, terminou com vaias.
Os riscos que o Vozão corre
Ao mesmo tempo, a trizteza por testemunhar um clube nordestino, mais um, ficar em situação difícil na tabela de classificação. O Vozão amargou a segunda derrota seguida e está na 14ª colocação, com 42 pontos com o agravante, seríssimo de ter uma sequência das mais difíceis - Cruzeiro em casa, Flamengo no Rio, encerrando a participação contra o Palmeiras, na Arena Castelão. O Sport já está rebaixado, o Vitória ainda não se garantiu e o rival Fortaleza, luta desesperadamente para sair do Z4.
Jadson André volta ao topo do Surf

A espera finalmente acabou. Seis anos após sua última vitória em um evento da WSL, o potiguar Jadson André voltou a brilhar e subiu ao topo do pódio neste domingo ao conquistar o título da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, realizada em Guarapari, na Praia d'Ulé — a primeira vez que o Espírito Santo recebeu uma competição oficial da liga. O surfista, torcedor do ABC, foi citado sendo parabenizado nas redes sociais do clube. Ficamos todos muito felizes com a conquista.
Brasil cai para Portugal
A seleção brasileira foi derrotada nos pênaltis por Portugal, nesta segunda-feira (24), na semifinal da Copa do Mundo Sub-17, em Doha, no Catar. Após o empate sem gols no tempo normal, os portugueses avançaram à final vencendo as penalidades máximas por 6 a 5. O Basil disputa terceiro lugar contra a Itália.
Camisa feita pelas Lojas Ação

O Jogo Rápido sorteou uma camisa belíssimo confeccionada para festejar o acesso do QFC à Primeira Divisão e o felizando foi o ouvinte Ramon Cavalcante. Lembrando que tanto o material de jogo do QFC, feito pela ERK do Dudu, assim como a camisa do acesso, que saiu do trabalho de primeira qualidade das Lojas Ação, do meu amigo Paulinho Ramos são a prova da valorização da direção do jovem clube SAF do que é nosso. Parabéns!