Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Edmo Sinedino


Curtinhas: potiguares espalhados pelo mundo do futebol

tomnhao_09.jpg

Me valendo do meu neto Filipe Eduardo, vou escrever aqui textos curtos ilustrados com fotos de nossos craques espalhados pelo mundo do futebol.

Rodriguez (Tonhão)

Começo com o Tonhão, hoje Rodriguez, que saiu do ABC para o Cruzeiro, voltou, brilhou no time titular, apesar de alguns idiotas nunca admitirem ou enxergarem seu talento, depois foi para o Grêmio, brilhou e foi vendido para o San José dos Estados Unidos, na foto principal e na outra quando jogava no ABC, a marcação em cima do Lionel Messi. Na ficha, ele teria nascido em Arez, mas me parece que o local certo é outro.

Camilo no Botafogo

Camilo, o menino que eu e Mállyk entrevistamos no Esporte em Pauta quando estava novinho, acho que menos de 15 anos, indo para o Grêmio. Hoje veste a camisa do Botafogo e esta disputando a Copinha. Nascido em Poço de Pedra, distrito de São Gonçalo.

Breno Lemos começou aqui

Breno Lemos é carioca, mas foi da base do ABC, morou em Natal, surgiu aqui. Depois de passagens por Palmeiras e América Mineiro, hoje está no Al Ahli, da Arábia Saudita e na foto, marcando ninguém menos que Kanté.

Bebeto no Inter

E o Bebeto, meus amigos? O treinador Rafael Lacerda o colocou para jogar, ele seria titular do ABC, mas aconteceram imprevistos, e o volante-zagueiro foi para o Inter, onde é o capitão da equipe Sub-20. Bebeto é de Natal, do bairro de Mãe Luiza, filho do desportista e padeiro chamado carinhosamente de "Casado",

Rafinha de Marinalva

E o Rafinha?  Quantas vezes sua mãe Marinalva me falou empolgada sobre ele, da esperança que tinha no seu futebol. Hoje ele já faz parte do time titular do Sport/PE, ala esquerda dos bons e vai ter, se os deuses do futebol quiserem, uma bela carreira. Foi campeão pernambucano (na foto com a taça) feliz a vida. Mais um que não vimos jogar por aqui. Rafinha é de Natal

Sorriso

Tem o simpático Sorriso, que passou pela base do ABC, mas que não aparece no seu perfil (me parece que ele mesmo negou, apesar de eu ter a convicção de tê-lo visto com a camisa do ABC) defendeu as bases do Juventude, depois Bragantino e hoje está no Famalicão, de Portugal, onde marcou três gols e jogou 20 partidas. Ele é atacante de beirada. Sorriso nasceu em Natal.

Marco Polo

E tem o craque meia Marco Polo, de 17 anos, cria do ABC, que estava brilhando no Sport, já atuava no profissional, mas sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo no dia 19 de outubro. O atleta, promissor, talentoso, deve estar voltando neste início de temporada depois do período de recuperação. Atualmente (início de janeiro de 2026), o atleta está na fase final de recuperação e a expectativa é que ele retorne aos gramados em breve, após ficar de fora da Copinha de 2026. Marco Polo nasceu em Natal.

Andrey Carvalho

Andrey tem 20 anos, foi visto pelo treinador Argel Fucks, jogou bem e foi contratado pelo Athletico/PR, onde está desde 2024. Atuou pelo Sub-20, fazendo 27 jogos, 3 gols e duas assistências e também defendeu o time B. Joga muito, mas não está sendo aproveitado no profissional. Ele nasceu em São José de Mipibu.

Gustavo Daniel

O ala esquerda Gustavo, outro menino visto pelo Rafael Lacerda, antes do ABC passou pelo América no Sub-15. Depois, no Alvinegro, ficou até 2023, está há dois anos no Atlético/GO e esse ano, coincidentemente, sob o comando do mesmo Rafael Lacerda fez quatro jogos no profissional. Ele é de Nísia Floresta.

Gabriel Veron

E o Gabriel Veron? Pensei ver esse rapaz na Olimpíada e depois Copa do Mundo. Nada disso se deu. Não costumo entrar na vida pessoal, mas o assuense cometeu muitos erros extra-campo. De volta ao Brasil, fracassou no Cruzeiro, Santos e depois Juventude. Deve voltar para o Porto, pois tem contrato com o clube portuyguês até o final da temporada e 2027. Ele nasceu no Distrito de ASSU e lidava com gado. Agora, revendo jogos e textos, vejo falhas absurdas em matéria especial do GE falando que Assu é região de caatinga e tem mais de 40 graus de temperatura.

Mosquito brilha no Galo

Esqueci de Mosquito, talento potiguar revelado pelo professor Roberto Pereira, que assinou contato com o Galo e está disputando a Copinha, inclusive marcou um gol ontem na vitória sobre o 9 por 4 a 2. Ele já foi relacionado para jogos do profissional, mas pouco aproveitado pelo cego Sampaolli, que eu não sei como consegue continuar no Atlético Mineiro. O meia tem 17 anos. Boa sorte e que os deuses do futebol o livrem de treinadores retranqueiros, pois ele é talento puro. Mosquito nasceu em Natal.

Ex-Mayk Van-Van no Novorizontino

Mayk (Mayksilvan da Silva Ferreira), o lateral-esquerdo que jogou pelo Grêmio e atualmente está emprestado ao Grêmio Novorizontino até meados de 2026, sendo um jogador mais focado na marcação, vindo do Guarani e com passagens por Bahia, Joinville. Ele é cria do América de Natal, tem 26 anos e nasceu na cidade de Santo Antônio.

Novinhos que surgem

E ainda temos o goleiro Fábio Vilar, goleiro e capitão do Sub-17 do Fortaleza, além do Gabriel Júnior, camisa 10 do Fortaleza Sub-17, depois de passagem pelo QFC aqui em Natal.

Certamente temos mais potiguares espalhados por aí, quem tiver conhecimento me mande, agradeço.

PS: os dois últimos - Mosquito e Mayke - acrescentei nesta noite de segunda-feira (5).

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado