Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Política

Deputado consegue assinaturas para pedir abertura de CPI do Banco Master

Banco Master

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) disse nesta segunda-feira (12), que conseguiu as 171 assinaturas necessárias para protocolar o requerimento de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o esquema de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master e o Banco Regional de Brasília (BRB). A informação é do O Antagonista.

“Já temos assinaturas suficientes para a instalação da CPI do Banco Master. Importante registrar que fui o primeiro a propor essa CPI, tão logo surgiram os escândalos de compra de títulos inexistentes do Banco Master pelo BRB. Mais de 12 bilhões de reais. Segundo investigações da Polícia Federal e do Banco Central, hoje o rombo do BRB é superior a 4 bilhões de reais de títulos que não puderam ser substituídos“, afirmou o parlamentar, em vídeo publicado no X.

“Importante também registrar que o PSB foi o primeiro a denunciar essa operação junto ao Banco Central, Polícia Federal, Ministério Público Federal, e os fatos demonstravam que nós estávamos certos. É importante instalar essa CPI para identificar todos os laços que Daniel Vorcaro construiu para chegar aonde chegou. Até onde vai o envolvimento do governador Ibaneis Rocha, que defendeu de forma enfática essa operação por muitas vezes”.

Ele prosseguiu: “É importante que os responsáveis sejam punidos, presos e tenham seus bens sequestrados para reduzir o prejuízo do BRB. Por isso queremos instalar essa CPI, para investigar a fundo, doa a quem doer. A corrupção tira o dinheiro da educação, da saúde, da segurança. Não podemos ter nenhuma tolerância com a corrupção”.

O anúncio de Rollemberg, que é ex-governador do Distrito Federal, ocorre dias depois de a oposição no Congresso dizer que conseguiu o número necessário de assinaturas para protocolar o requerimento de criação de um Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) contra o Banco Master. Ambos os anúncios foram feitos durante o recesso parlamentar, que vai até 1º de fevereiro.

A coleta de assinaturas por Rollemberg teve início após a deflagração da Operação Compliance Zero pela Polícia Federal, no âmbito da qual foi preso o dono do Master, Daniel Vorcaro, e outras seis pessoas, e houve o afastamento da diretoria do BRB.

As CPIs e as CPMIs têm poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados e inquirir testemunhas. Para esses colegiados serem criados, porém, é preciso que o presidente da Câmara (no caso da CPI) e do Congresso Nacional (no caso da CPMI) faça a leitura do requerimento em sessão do plenário.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado