Estrela do filme “O agente secreto”, em cartaz nos cinemas, a atriz norte-rio-grandense Tânia Maria foi homenageada nesta quarta-feira (26), em sessão plenário do Senado, pela senadora Zenaide Maia (PSD-RN).
A parlamentar propôs um voto de aplauso da Casa para Tânia, um gesto oficial do Legislativo para reconhecer “atos públicos ou acontecimentos de alta significação nacional ou internacional”.
“O sonho de Dona Tânia é ir para Hollywood. Para nós, ela já é uma vencedora por dar este exemplo de que a mulher, independentemente de onde viva e de que idade tenha, pode estar onde quiser estar. Dona Tânia tem toda a nossa torcida e, no nosso coração, já é campeã de todos os prêmios e homenagens. Somos fãs orgulhosos desta grande artista”, declarou a parlamentar. A manifestação já fica registrada nos anais do Senado.
Revelação do cinema nacional, a costureira de 78 anos, moradora de um pequeno povoado da região do Seridó, ganha plateias nacionais e internacionais por sua atuação naturalista e magnética na obra, que discute o passado do Brasil durante a ditadura militar. Tânia tem sido citada pela crítica especializada como possível indicada para o prêmio do Oscar como atriz coadjuvante.
Confira na íntegra a homenagem de Zenaide:
"Senhoras e senhoras, todos que nos acompanham pelos veículos de comunicação
Venho a esta tribuna propor que o Senado aprove um voto de aplauso a uma costureira de 78 anos, moradora de um pequeno povoado na região do Seridó, no interior do meu amado Rio Grande do Norte. Esta sertaneja brilhante chama a atenção de Hollywood atuando ao lado de Wagner Moura, no prestigiado filme “‘O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, em cartaz nos cinemas. Com corajosa narrativa histórica, a obra marca o país ao retratar a realidade da ditadura militar que vivemos em um passado ainda recente.
Rainha da cena, dona de uma interpretação naturalista e magnética, esta atriz conquista planteias nacionais e internacionais. Tânia também aparece na crítica especializada, inclusive, como cotada para atriz coadjuvante no Oscar 2026, o maior prêmio da indústria de cinema norte-americana.
Sebastiana Maria de Medeiros, ou simplesmente Tânia Maria, merece nossos aplausos cheios de admiração. Conforme reportagem especial do jornal Folha de S.Paulo, ela virou uma atração tão grande que seu busto pintado passou a estampar um muro com figuras notáveis de Santo Antônio da Cobra – ou simplesmente Cobra – a 20 km de Parelhas, onde mora com a filha, Shyrley Azevedo, e a neta, Jácylla.
Ferreira Gullar já nos disse que “a arte existe porque a vida não basta”. Desfrutemos, portanto, desta oportunidade única de celebrar o talento de brasileiras que enriquecem a diversidade de nossa produção cultural.
O sonho de Dona Tânia é ir para Hollywwod. Para nós, ela já é uma vencedora por dar este exemplo de que a mulher, independentemente de onde viva e de que idade tenha, pode estar onde quiser estar. Dona Tânia tem toda a nossa torcida e, no nosso coração, já é campeã de todos os prêmios e homenagens. E sem reconhecimento tardio, porque a vida é aqui, e agora!
Somos fãs orgulhosos desta grande artista, que já havia brilhado em outras obras do cinema nacional, como o sucesso “Bacurau”, rodado no Seridó potiguar. Tânia é uma sensação do momento no nosso Estado e no país, e merece mesmo ser celebrada e exaltada.
A representatividade da mulher na arte brasileira e mundial é um assunto da maior relevância. Aprovar este voto de aplauso demonstra a sensibilidade do Parlamento brasileiro para celebrar os artistas de todos os cantos do Brasil, corrigir injustiças históricas e abrir caminhos para que o talento feminino encontre o seu legítimo espaço.
Muito obrigada!”