Sebastian, de 12 anos, morador de Catford, Inglaterra, morreu na última sexta-feira (27) após participar do “blackout challenge” — também conhecido como “desafio do apagão”. A prática viral em redes sociais, como o TikTok, incentiva crianças e adolescentes a prenderem a respiração até desmaiar, o que pode causar lesões cerebrais graves ou até morte.
Segundo autoridades locais, o garoto foi socorrido após os bombeiros serem chamados por volta das 18h, mas teve a morte confirmada no hospital. A tragédia foi divulgada por familiares em uma página no GoFundMe, criada para arrecadar fundos para o funeral.
Amiga da família, Agnieszka Czerniejewska fez um alerta: “O mundo online pode ser tão perigoso quanto o real, às vezes até mais. Que a morte de Sebastian seja um chamado à conscientização”.
O desafio já foi associado a outras mortes, e especialistas alertam que, além da asfixia, os participantes podem sofrer traumatismos ao desmaiar. O TikTok afirma que remove imediatamente qualquer conteúdo relacionado, por violar suas diretrizes de segurança.