Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Gleisi reage após Tarcísio culpar Lula por taxas de Trump: “Cúmplices”

Vinícius Schmidt/Metrópoles @vinicius.foto
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), respondeu nesta quinta-feira (10) à declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que atribuiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a culpa pelo aumento nas tarifas de importação imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A notícia é do Metrópoles. Nessa quarta-feira (9), o republicano anunciou uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros que entram no país norte-americano. A medida passa a valer a partir de 1º de agosto.

Em uma carta endereçada a Lula, Trump acusou o Brasil de fazer “caça às bruxas” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, em referência ao processo por tentativa de golpe de Estado ao qual o grupo responde.

Lula, por sua vez, afirmou que o governo vai responder de acordo com a lei de reciprocidade, e ressaltou que o país é soberano e dispõe de “instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”.

“Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica”, escreveu Lula em nota.

Após o imbróglio, Tarcísio acusou o chefe do Executivo brasileiro de colocar a ideologia acima dos interesses econômicos do Brasil e de “prestigiar ditaduras”.

Já nesta quinta, Gleisi rebateu: “Quem está colocando ideologia acima dos interesses do país é o governador Tarcísio e todos os cúmplices de Bolsonaro que aplaudem o tarifaço de Trump contra o Brasil”, escreveu a ministra no X.

“Continuação do golpe”

A titular da articulação do governo também afirmou que “estamos diante do maior ataque já feito ao Brasil em tempos de paz, visando a atingir não apenas nossa economia, mas a soberania nacional e a própria democracia”.

“É a continuação do golpe pelo qual Bolsonaro responde no STF, agora usando tarifas de um país estrangeiro para impor seu projeto ditatorial. É nessa hora que uma nação distingue os patriotas dos traidores”, completou.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado