Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Homem recebe transplante de fígado com câncer e sofre metástase

Capturar.JPG

O paulista Geraldo Vaz Junior, de 58 anos, busca respostas para um caso raro envolvendo doação de órgãos no Brasil: ele recebeu, em março de 2023, um fígado transplantado com câncer. Meses depois da cirurgia, Junior descobriu que estava com adenocarcinoma — um tumor maligno — no órgão recebido. Mais recentemente, um exame detectou metástase do mesmo tipo de câncer no pulmão dele.

Agora, tanto ele quanto a esposa, Márcia Helena Vaz, decidiram falar. Ela, que está em campanha com o marido nas redes sociais e pelas ruas de São Paulo desde setembro deste ano, confessou ao Metrópoles que eles lutam por explicação e investigações sobre o que pode ter ocorrido no procedimento, tão comum no país.

“Não cabe, nesse caso, um silêncio institucional. Por favor, não cabe. Não cabe porque isso dá margem para que o erro continue acontecendo. O silêncio produz isso. Uma margem para que o erro continue acontecendo”, desabafou Márcia.

O papel de regulamentar e fiscalizar a doação e transplante de órgãos, tecidos, células e parte do corpo humano em todo o país, vale destacar, cabe ao Sistema Nacional de Transplante, o SNT, coordenado pelo Ministério da Saúde.

A saúde de Junior começou a se deteriorar em 2010, quando ele foi diagnosticado com cirrose hepática por vírus C, mais conhecida como hepatite C. A gravidade da doença o colocou na fila nacional de transplantes, sendo posicionado na lista de espera, de acordo com a ordem de inscrição, gravidade e urgência da situação, além da compatibilidade com doador existente.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado