Os sete leitos de UTI do Hospital Maria Alice Fernandes, que estavam bloqueados desde 30 de julho, foram reativados na tarde desta sexta-feira (15), segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Com a reabertura, todos os 20 leitos da unidade estão disponíveis para atendimento.
A liberação dos leitos pediátricos e neonatais foi possível após a chegada de insumos solicitados administrativamente pela Sesap a empresas. Além disso, materiais foram cedidos temporariamente por quatro hospitais e pela Secretaria de Saúde da Paraíba, incluindo Ana Bezerra (Santa Cruz), Maternidade-Escola Januário Cicco (Natal), Infantil Varela Santiago e Hospital Rio Grande.
A requisição administrativa permite que o poder público, em situações emergenciais, solicite imediatamente bens ou serviços a empresas privadas, sem a necessidade de licitação, assumindo o compromisso de pagamento posterior.
A operação contou também com o apoio de hospitais da rede estadual, como Monsenhor Walfredo Gurgel e Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina), para manter o funcionamento dos leitos.
A medida atende determinação da 4ª Vara Federal, que havia estabelecido o pleno funcionamento da unidade em até 48 horas. A Justiça Federal ainda exigiu que a Sesap apresente, em 30 dias, um plano detalhado para garantir a manutenção contínua dos atendimentos nas UTIs do hospital.