Após quase nove meses de indefinição, o presidente Lula finalmente decidiu quem indicará, da lista tríplice do Ministério Público, para vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A noticia é de IGOR GADELHA. Segundo ministros do Palácio do Planalto, Lula escolheu a procuradora Marluce Caldas, tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL). A expectativa é de que o petista assine a indicação nos próximos dias.
Além de Marluce, a lista tríplice do Ministério Público para o STJ incluía o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos e o procurador de Justiça do Acre Sammy Lopes.
No dia 27 de maio, como a coluna noticiou, Lula já tinha indicado o desembargador piauiense Carlos Brandão para vaga na Corte. Ele foi escolhido na lista tríplice da magistratura.
O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) chegou a pedir um “tempo” ao Planalto para costurar seu futuro político em Alagoas, antes de Lula definir a segunda vaga do STJ.
Lira quer concorrer ao Senado em 2026. No entanto, sua candidatura pode ser comprometida se o prefeito de Maceió se candidatar a senador em uma eventual chapa com Renan Calheiros (MDB), arquirrival de Lira.
Nos bastidores, aliados de JHC dizem que, no acordo para a indicação da tia ao STJ, o prefeito pode se aliar a Lula em Alagoas para as eleições de 2026, o que incluiria uma possível mudança de sigla.