Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Política

Lula escolhe advogado da Petrobras para o Ministério da Justiça

Wellington Cesar Lima e Silva | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a aliados nesta terça-feira (13) que o advogado-geral da Petrobras, Wellington Cesar Lima e Silva, será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. A confirmação deve ser oficializada no Diário Oficial da União (DOU) em breve. A informação é do Metrópoles.

Ricardo Lewandowski deixou o governo na sexta-feira (9), após quase dois anos à frente da pasta, por motivos pessoais e familiares. Antes dele, a pasta esteve sob o comando de Flávio Dino, de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024.Wellington passa a ser o terceiro ministro da Justiça no atual mandato de Lula.

Com a alteração, o governo Lula alcança a marca de 15 mudanças no primeiro escalão desde o início da gestão. Novas substituições ainda são esperadas nos próximos meses em razão do calendário eleitoral.

A indicação foi articulada pela ala petista baiana do Palácio do Planalto, que inclui o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

O novo ministro já havia ocupado o cargo de forma provisória em 2016, durante a presidência de Dilma Rousseff (PT). A permanência foi curta: apenas 11 dias, encerrados após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou incompatível o exercício simultâneo de cargo no Executivo e a atuação como procurador do Ministério Público da Bahia.

Em período mais recente, entre 2023 e 2024, o jurista esteve à frente da Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, órgão responsável por assessorar diretamente o presidente da República e por apoiar a análise de projetos de lei, medidas provisórias, vetos e sanções no âmbito do Executivo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado