O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será homenageado em dois eventos na França durante visita oficial entre os dias 4 e 9 de junho. Segundo agenda preliminar do Itamaraty, ele participará de uma sessão privada na tradicional Academia Francesa e receberá o título de doutor honoris causa da Universidade Paris 8, em Saint-Denis.
As homenagens ocorrerão paralelamente à principal missão da viagem: a participação em eventos internacionais sobre economia do mar. Lula deve comparecer ao Fórum de Economia e Finanças Azuis, em Mônaco, no dia 8, e à 3ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3), em Nice, no dia 9.
Além das agendas oficiais, o presidente deverá visitar uma exposição do "Ano do Brasil na França", no Grand Palais, em Paris, e participar de um fórum empresarial. Também houve um pedido do governo brasileiro para iluminar a Torre Eiffel com as cores da bandeira do Brasil.
A homenagem da Academia Francesa foi proposta pelo secretário perpétuo da instituição, o escritor Amin Maalouf. A entidade, criada em 1634, já recebeu chefes de Estado como o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2019, e Dom Pedro II, em 1872.
Já a Universidade Paris 8, criada após os protestos estudantis de 1968, é reconhecida pelo papel progressista na educação superior francesa e já contou com professores renomados como Michel Foucault e Jacques Lacan. Lula já recebeu outra honraria semelhante da Sciences Po, uma das mais prestigiadas instituições francesas, em 2011.