A capital potiguar recebeu, nesta terça-feira (29), seu 44º pluviômetro, instalado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). O equipamento foi colocado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN, na Via Costeira, zona Leste da cidade.
A instalação integra o Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, lançado em dezembro. A meta é chegar a 80 pluviômetros até o fim do ano, ampliando a rede de monitoramento das chuvas em Natal.
Segundo Carlos da Hora, coordenador do projeto, este é o sexto equipamento instalado na zona Leste. “A rede cresce cada vez mais, permitindo informações mais precisas à população”, afirmou.
O professor Guilherme Longo, chefe do departamento da UFRN, destacou a importância do equipamento para as pesquisas em sistemas aquáticos e produtivos de aquicultura.
Além de medir volumes de chuva, os dados dos pluviômetros ajudam a prever transbordamentos em lagoas de captação, apoiar futuras salas de monitoramento e envolver estudantes em ações de educação ambiental. A Semurb realiza visitas periódicas às escolas e universidades onde os aparelhos estão instalados para garantir sua manutenção.
As informações sobre as chuvas em Natal são atualizadas diariamente e estão disponíveis ao público. Consulte aqui.