Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Cidades

Nove sindicatos convocam protesto após atraso no 13º salário no RN

Sindicato da Educação puxa a mobilização na governadoria | Foto: Reprodução

Pelo menos nove sindicatos anunciaram um ato público de protesto para a manhã desta segunda-feira (12), em Natal, após o não pagamento do 13º salário a parte dos servidores estaduais, principalmente aposentados e pensionistas. A mobilização foi convocada depois que o valor não foi depositado na sexta-feira (9), data anunciada pelo próprio Governo do Estado.

O protesto está marcado para as 9h, em frente à Governadoria, no Centro Administrativo. Até a manhã deste sábado (10), confirmaram participação as entidades Sinsp, Sinai, Sindsaúde, Sinte-RN, Astran, Sindppen, Aduern, Sinter/Sefaz e Sindpci.

Segundo os sindicatos, os servidores ativos receberam a gratificação, mas aposentados e pensionistas de diferentes categorias relataram que o pagamento não caiu na conta. O Sinai-RN informou que esteve na Secretaria de Planejamento e da Fazenda e recebeu a explicação de que o pagamento seria concluído na sexta-feira. Como isso não ocorreu, a entidade decidiu manter a convocação do protesto.

Em nota, o Sinai afirmou que não aceita um novo atraso e convocou ativos, aposentados, pensionistas e também quem já recebeu o 13º a participar do ato, em solidariedade aos que ainda aguardam o pagamento.

O Sindsaúde/RN também denunciou o atraso no pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da área da saúde. A entidade afirma que o governo havia prometido quitar os valores na sexta-feira, o que não aconteceu. Segundo o sindicato, o secretário adjunto de Administração informou que a folha já estava pronta, mas dependia de autorização da Secretaria de Planejamento, o que não ocorreu até o fim do dia.

Já o Sinsp/RN informou que recebeu diversas queixas de aposentados e pensionistas que ainda não receberam a gratificação e que não foi apresentado prazo oficial para regularização. A presidente do sindicato, Janeayre Souto, afirmou que a situação gera insegurança e atinge diretamente famílias que dependem do pagamento.

Após as cobranças, o Governo do Rio Grande do Norte confirmou, no sábado (10), que concluiu o pagamento do 13º salário dos servidores ativos e de parte dos inativos na sexta-feira (9). Em nota oficial, o Executivo estadual informou que o pagamento dos servidores que ainda não receberam será concluído nesta segunda-feira (12).

Em dezembro, o governo havia anunciado que o pagamento do 13º salário de ativos, aposentados e pensionistas ocorreria de forma integral no dia 9 de janeiro de 2026. Apesar disso, entidades sindicais destacam que a promessa não foi cumprida para todos os servidores, o que motivou a mobilização marcada para esta segunda-feira.

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado