O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Paulinho Freire, deu sua opinião sobre o motivo do atraso da licitação dos ônibus em Natal, em entrevista ao programa Meio Dia RN, apresentado por Bruno Giovanni, nesta sexta-feira (8). Em março, a Prefeitura de Natal adiou mais uma vez o prazo previsto para o lançamento do edital da licitação do transporte público. O motivo alegado foi o aumento de 25% no valor do Diesel.
De acordo com Freire, o andamento do procedimento é esbarrado, na maioria das vezes, no debate entre os próprios vereadores na Câmara. E, sem a intervenção do poder público, a passagem segue aumentando o preço.
"O parlamento vai inviabilizar novamente. Vai retornar. Aí vem cada um querendo dar um 'melhor' e a passagem encarece", disse.
A tarifa atual é de R$ 3,90 para passageiros usuários do cartão e R$ 4 para pagamentos em espécie.
Paulinho ainda revelou que teve uma conversa com o prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o executivo municipal prometeu, em breve, lançar a licitação, para dar andamento ao procedimento que se arrasta, nesse processo, desde 2015, por ter tido diversos retornos da Câmara.
"Tive uma conversa com Álvaro e disse que está na hora de fazer essa licitação. Dizer que vai ser 'assim ou assado'. Nós estamos vivendo, talvez, um dos maiores problemas do transporte público. Na última conversa que tive com o prefeito, ele afirmou que vai lançar o mais breve possível", concluiu.