Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Tarcísio expõe desânimo a aliados e rechaça enfrentar Lula em 2026

Tarcisio de Freitas | Foto: Marcelo S. Camargo / Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), passou a demonstrar desânimo em conversas com aliados sobre o atual cenário político e as articulações em torno de uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, em que disputaria o cargo contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A notícia é do Metrópoles. Segundo relatos de pessoas próximas, Tarcísio está insatisfeito com a desorganização da direita e com a pressão que sofreu nas últimas semanas de lideranças do Centrão para se colocar definitivamente como o adversário do petista, o que o teria exposto a críticas de opositores, da opinião pública e a ataques do PT em peças publicitárias.

Um aliado do chefe do Executivo estadual acredita que Tarcísio teria entrado em uma “furada” ao topar a empreitada de um projeto presidencial junto a figuras como Valdemar Costa Neto (PL), Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil), presidentes dos seus respectivos partidos.

Em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), Tarcísio tomou a frente da articulação pela aprovação da anistia em Brasília e radicalizou o discurso contra a Corte e, principalmente, contra o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal que condenou Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

“Se antes ele [Tarcísio] demonstrava alguma dúvida em ser candidato [a presidente], hoje não parece restar mais nenhuma. Ele percebeu que o cenário [presidencial] é muito desfavorável pra ele no momento e que o Lula se fortaleceu no último mês”, resumiu um importante aliado do governador, que conversou reservadamente com o Metrópoles.

A exposição gerou desgastes a Tarcísio. Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 18 de setembro mostrou que a rejeição nacional ao governador de São Paulo atingiu 40% em setembro, dando continuidade à tendência de alta nos últimos meses.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado