Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

PORTAL_96_1366x244px.gif

Ciro Marques


Política

Urgente: Fátima divulga carta aberta, confirma que ficará no Governo e não disputará Senado

FireShot Capture 5990 - (2) Instagram - www.instagram.com.jpg

A governadora Fátima Bezerra (PT) confirmou, em carta publicada no Instagram, que não vai renunciar ao Governo do Rio Grande do Norte para disputar uma vaga no Senado e que permanecerá no cargo até o final do mandato. No texto, ela afirma ter “coragem” para abrir mão de uma disputa que classificou como “legítima, esperada” e “necessária”, e diz que a decisão tem como foco “seguir defendendo os interesses do povo” potiguar.

"Agora, tenho coragem também de renunciar a uma disputa que era legítima, esperada e necessária - por tudo que estará em jogo no senado federal a partir de 2027, com a ofensiva da extrema-direita contra a democracia - para seguir defendendo os interesses do povo do RN", afirmou. 

A governadora ainda destacou que esse era o desejo de Lula, do PT e de parte expressiva do eleitorado, como já constatado em pesquisas. "Não há cargo no Senado que valha minha coerência, meus valores, minha honradez e meu compromisso com o RN", afirmou. 

Na publicação, Fátima relembra episódios anteriores em que, segundo ela, tomou decisões arriscadas na trajetória política, como a candidatura ao Senado em 2014 e a renúncia ao mandato de senadora em 2018 para disputar o governo estadual. Agora, argumenta que a maturidade e o compromisso público pesaram mais do que o projeto eleitoral e que “não há cargo no Senado que valha” sua coerência, valores e compromisso com o Rio Grande do Norte.

A governadora sustenta que permanecer no governo é necessário para garantir entregas citadas na carta, como a construção do hospital metropolitano, a duplicação da BR-304 e a concretização das obras da transposição do Rio São Francisco, além de “evitar qualquer retrocesso” e assegurar novas conquistas. Ela também lista ações e resultados que atribui à gestão, mencionando recuperação de estradas, avanços em segurança pública, ampliação de escolas em tempo integral e profissionalizantes, saúde regionalizada e medidas de enfrentamento ao feminicídio.

No texto, Fátima afirma ainda que, para viabilizar uma candidatura ao Senado, seria necessário que o vice-governador assumisse o governo, mas diz que ele “rompeu o compromisso firmado em 2022”, atendendo a interesses de uma “velha elite”. Ao final, ela diz que há um movimento para “tirar o PT do Senado”, mas afirma que isso não ocorrerá e projeta o partido no posto, ao lado de aliados do “campo popular e democrático” e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A carta é datada de Natal, 17 de março de 2026.

Leia: 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Um post compartilhado por Fátima Bezerra (@fatimabezerra13)

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado