Cartão postal de Natal, o Morro do Careca tem sofrido com a erosão e sua base corre risco até de desmoronamento, ao menos é o que mostrou o ex-vereador Emanuel do Cação, que em contato com o Portal 96 alertou para o problema.
Por ser uma área de proteção ambiental desde 1997, não é permitido a circulação de pessoas no local para evitar a erosão da duna e a deterioração da vegetação. Apesar dessa restrição, a força natural causou a formação de uma falésia onde era o "pé do morro".
Conforme dito por Emanuel, a engorda seria a solução ideal para evitar que o mar prossiga com o processo de erosão do morro do careca. Em contato com a 96, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) também afirmou que essa seria a medida ideal para ser tomada.
No tocante ao andamento da obra, a pasta responsável por Obras Públicas e Infra-estrutura de Natal afirmou que o processo da engorda da praia de Ponta Negra ainda está na fase dos estudos técnicos
O Morro do Careca é uma duna de aproximadamente 120 metros de altura localizada na praia de Ponta Negra. Qualquer desmoronamento poderia mudar na estrutura da beleza natural.