Por William Medeiros.
O Rio Grande do Norte teve várias ações policiais em pontos turísticos no mês de junho. De crimes até operações realizadas por órgãos da segurança pública, potiguares e turistas ainda não sabem como reagir as situações e apenas assistem, esperando não serem vítimas.
Para se ter ideia, somente nesta semana, dois foragidos por roubo foram capturados no mesmo dia. Um na Orla de Rio do Fogo e outro na Lagoa de Jacumã, em Ceará-Mirim. Este último estava, inclusive, se passando por guia de turismo.
Por falar na Lagoa de Jacumã, o Portal da 96 também noticiou duas famílias de vigilantes que foram alvo de arrastão no último domingo (12). No mesmo dia, um policial foi morto em uma praia de Areia Branca.
"Desembarcando" na capital potiguar, chamou atenção quando, na semana passada, houve uma operação para reprimir as ações criminosas no Morro do Careca. Dois suspeitos foram presos e, com eles, foi apreendido disfarces e até perucas utilizadas em assaltos.
Segundo o Capitão Alisson, Subcomandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), Natal é o 2º destino mais procurado do brasil e, devido ao grande número de pessoas transitando na região, é comum que hajam alguns crimes específicos. "Furto de celulares, furto de carros, ameaças, arrombamentos de carros, consumo e venda de drogas, dentre outros", disse.
Ele ainda explicou as ações da polícia militar para evitar que turistas e potiguares sejam vítimas de crimes. "Nós reformaçamos o policiamento a pé - na área de praia - de acordo com a estatística de mancha criminal, nós aumentamos o policiamento por bicicletas em toda a Orla Potiguar - com a aquisição de 15 novas bicicletas feitas pelo Governo do Estado, nós intensificamos o patrulhamento motorizado na área de hotéis e pousadas - durante toda noite e madrugada - e nós estamos interagindo com todos os profissionais que fazem o serviço de transfer - do aeroporto para a área de hotéis e pousadas, como outros destinos turísticos", comentou.
Outro local afetado é o rio potengi, que recentemente foi alvo de uma operação da Polícia Civil e Marinha do Brasil para evitar tráfico na região. "Nós conseguimos fazer a abordagem e fiscalização de 18 embarcações. Todas as pessoas das comunidades vizinhas ao rio - Passo da Pátria, Felipe Camarão e Rocas - já tem conhecimento da atuação da Polícia Civil naquela localidade e, com certeza, já afasta e reprime o tráfico de entorpecentes", disse o delegado Marcuse Cabral, adjunto da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), e que atuou na Operação Ágata.
O Portal da 96 procurou a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) para falar sobre o assunto e a pasta afirmou que a situação é comentada pela Secretaria Estadual de Segurança (Sesed). Esta última, bem como a Polícia Civil, não se posicionaram até o fechamento desta matéria.
Acompanhe esta reportagem no Jornal das 6:
Sobre este assunto, acompanhe também:
Mistério macabro: As 21 cabeças encontradas no Rio Potengi
[VÍDEO] Exclusivo: Policial militar é encontrado morto em Natal, com perna e cabeça arrancadas
Fim do mistério: Saiba quem era o homem encontrado morto em veleiro próximo à costa potiguar
Ponto turístico ameaçado: Famílias e vigilantes são feitos reféns em assalto na lagoa de Jacumã
Foragido por roubo é preso ao se passar por guia de turismo em lagoa da Grande Natal
PM encontra arma, colete à prova de balas e drogas na casa de bandido acusado de matar policial no RN
Veja vídeos sobre este assunto:
Foto: Canindé Soares.