O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou os governos dos ex-presidentes Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) com a situação na Faixa de Gaza. A fala foi durante discurso em um evento para comemorar os 10 anos de atividades do Campus Lagoa do Sino da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Buri (SP).
A notícia é da CNN. Lula fazia críticas sobre a descontinuidade de programas criados em seus primeiros governos quando disse: “Esse país [Brasil], eu diria, o que eles fizeram nesses últimos [anos], depois do impeachment da Dilma, é o que o Netanyahu está fazendo na Faixa de Gaza, na Palestina. O que eles fizeram com esse país foi um pouco isso.”
Em seguida, sem uma contextualização clara sobre a comparação, o petista mencionou o ataque israelense à cidade de Khan Yunis na segunda-feira (22). A ação resultou na morte de ao menos 70 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.
“Final de semana morreu mais 70 pessoas na Faixa de Gaza. Na semana passada morreu mais 90. E quem tá morrendo? É soldado? Terrorista? Não! Quem tá morrendo? São mulheres e crianças vítimas de ataques todo santo dia de um governo que já foi condenado pelo Tribunal Internacional”, disse.
Lula ainda afirmou que a gestão israelense é “irresponsável” e não respeita as decisões da Organização das Nações Unidas. O conflito em Gaza começou após o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro do ano passado.
Em maio, o Tribunal Penal Internacional solicitou mandados de prisão para Netanyahu e para o líder do Hamas, Yahya Sinwar, sob acusações de crimes de guerra e crimes contra a humanidade pela guerra em Gaza.
Em outro momento do evento, Lula focou críticas no governo Bolsonaro. Disse que o Brasil “retrocedeu” e virou um “pária” nos últimos anos.
“Resolvi recuperar a participação geopolítica do Brasil no mundo. Porque o Brasil é o único país que não tem contencioso com ninguém. A gente só briga entre nós mesmos, mas a gente não quer briga com ninguém. Nós somos da paz”, disse.