
A cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para seu terceiro mandato presidencial começou no início da tarde deste domingo (1), em Brasília, com a Praça dos Três Poderes lotada. Cerca de 40 mil apoiadores acompanham o evento presencialmente.
Lula terá, ao longo do dia, uma série de compromissos na capital federal – passando da Catedral Metropolitana ao Palácio do Planalto – com encerramento em uma recepção no Palácio Itamaraty. Em paralelo, é realizado um evento musical na Esplanada dos Ministérios.
Lula saiu do hotel onde está hospedado, o Meliá Brasil 21, por volta de 14h20, em direção da cerimônia.
Conforme previsto, às 14h30 Lula subiu no Rolls-Royce. O petista é acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja; do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); e da vice-primeira-dama, Lu Alckmin.
É a primeira vez que o presidente eleito coloca o vice para desfilar no carro principal.
Às 14h40, Lula chegou ao Congresso Nacional, onde foi recebido pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O presidente eleito chorou ao entrar na Casa Legislativa.
Em seguida, Lula e Alckmin fizeram o juramento e foram empossados por Pacheco.
O petista assinou o termo de posse às 15h10 com uma caneta que, segundo ele, ganhou em 1989 de um cidadão no Piauí. As informações são do Metrópoles.
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles.