Um acordo firmado entre representantes do comércio e dos trabalhadores definiu mudanças importantes no funcionamento dos supermercados e atacados a partir de 2026. A decisão estabelece o fechamento das lojas aos domingos por um período determinado, além de reajuste salarial e a criação de um novo benefício para a categoria, mas somente em um estado do Brasil por enquanto. Com informações do Correio.
As medidas valem para os supermercados do Espírito Santo, que ficarão fechados aos domingos entre 1º de março e 31 de outubro de 2026. O entendimento foi definido no mês passado em acordo entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) e o Sindicato dos Comerciários. Ao fim desse prazo, as regras voltarão a ser discutidas dentro da Convenção Coletiva de Trabalho.
A proposta é uma experiência piloto inspirada em modelos que já são adotados em países europeus - em vários, não há funcionamento de comércio no domingo.
A restrição não atinge todo o comércio. Os shoppings centers seguirão funcionando normalmente aos domingos e feriados em todo o estado, sem qualquer alteração no horário de atendimento.
Antes da entrada em vigor do fechamento, haverá uma exceção. Durante o verão 2025/2026, os supermercados continuarão autorizados a abrir aos domingos, conforme previsto no acordo firmado entre as entidades.
Embora a Convenção Coletiva tenha validade até 2027, cláusulas específicas - como a que trata do trabalho dominical - podem ser revistas a qualquer momento, desde que haja negociação entre as partes.
Além das regras de funcionamento, o acordo trouxe avanços financeiros para os trabalhadores. Ficou estabelecido o pagamento de um auxílio-alimentação mensal de R$ 150 e um reajuste salarial de 7%, elevando o piso da categoria para R$ 1.650.