O Carrefour Brasil anunciou nessa terça-feira (12) que pretende fechar seu capital no Brasil, sair da listagem da Bolsa de Valores (B3) e se tornar uma subsidiária do Carrefour França e do Carrefour Holanda.
A proposta da companhia foi encaminhada ao Conselho de Administração do Carrefour Brasil. A ideia é recomprar as ações que hoje são negociadas na B3.
O Carrefour também quer comprar a fatia restante do capital do Atacadão, do qual possui 70% das ações.
A matriz francesa pretende transformar a rede de atacarejo, que abriu seu capital no Brasil em 2017, em uma subsidiária integral do grupo.
Atualmente, as operações do Carrefour Brasil estão reunidas em uma companhia brasileira de capital aberto, listada na B3 e controlada pela multinacional francesa.
De acordo com um comunicado ao mercado divulgado na tarde de terça-feira, os papéis do Carrefour Brasil passarão a fazer parte de uma nova empresa, a MergerSub, totalmente controlada pelo grupo europeu.
Ainda segundo o Carrefour, foi criado, em janeiro deste ano, um comitê independente formado por três integrantes, que está em negociações avançadas em torno do fechamento de capital.