Uma jovem de 19 anos sofreu parada cardiorrespiratória após receber uma medicação em uma UPA de Natal, segundo a família. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que abriu investigação e afastou servidores envolvidos no manejo dos medicamentos da UPA Potengi, na Zona Norte. O número de afastados não foi informado.
O caso ocorreu na terça (16). A paciente foi transferida nesta quarta (17) para um hospital privado, está internada na UTI e, segundo a SMS, apresenta quadro estável. Em nota assinada pelo secretário Geraldo Pinho, a pasta informou que uma sindicância vai apurar os fatos e eventuais responsabilidades, com participação de órgãos de controle e vigilância. A secretaria disse ainda que acompanha a paciente e dá suporte à família.
A jovem é indígena da etnia Potiguara e procurou atendimento com sintomas gripais. Segundo a avó, após receber um medicamento apresentado como antialérgico, aplicado na veia, ela começou a “ficar roxa” antes do término da aplicação, perdeu força e sofreu parada cardiorrespiratória. A jovem foi reanimada e intubada.
A família solicitou o prontuário e apresentou a um médico do hospital privado. Segundo a avó, o documento lista hidrocortisona injetável venosa e succionatio sódico 100 mg. Ela afirma que o médico disse que esses produtos, por si só, não causariam parada cardiorrespiratória, e que não foi informada a causa do quadro. Com informações do g1.
Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi