Se o trabalho do garis já é sofrido e suado, diante das altas temperaturas e do sol forte no Rio Grande do Norte, imagine então além de trabalhar com o pesado, eles ainda terem que caminhar alguns quilômetros, sem direito a alimentação? Pois é: foi isso que alguns trabalhadores denunciam que aconteceu em Extremoz, onde os garis tiveram que ir andando de Genipabu até Pitangui.
O vídeo em que eles reclamam da situação foi postado no final de semana e, rapidamente, compartilhado em massa em grupos na Grande Natal. "Aí galera: em pleno sábado, a empresa MB obrigando um monte de peão a trabalhar o sábado todo e estamos tendo que se deslocar de Genipabu até Pitangui", fala um dos trabalhadores.
Além do gerente da empresa, citado no vídeo, é citada também em tom crítico a Prefeitura de Extremoz. "E tudinho aqui votou na prefeita", cita outro, enquanto carregam as mochilas e garrafões de água.
Por meio de nota enviada ao Portal 96, negou que tenha obrigado eles a trablharem no horário do jogo e que a compensação foi acertada. Segue:
Nota MB Limpeza Urbana
Em referência ao vídeo publicado no site da 96fm nesta terça-feira (13), em que agentes de limpeza lotados na cidade de Extremoz/RN aparecem caminhando devidamente uniformizados para o expediente de trabalho, cumpre-nos informar:
A) Em que pese não se tratar de feriado, houve alteração nos horários de expediente em decorrência dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Na sexta-feira (09), o expediente foi de apenas um turno, das 7h às 11h da manhã, de modo que os colaboradores foram liberados de suas funções para assistir à partida com suas famílias, sem a necessidade de retornar ao trabalho após o jogo.
B) Em contrapartida, o expediente do sábado (10), seria em horário padrão, em consonância com a CLT, como forma de compensar o dia anterior. Isso porque o recolhimento de lixo é serviço essencial à saúde pública, bem como a obrigatoriedade contratual desta empresa junto à municipalidade, da completa jornada de trabalho destes profissionais.
C) Esta mesma medida foi adotada nas partidas anteriores, com comunicação e ciência prévia de todos os trabalhadores, quando não houve qualquer registro de intercorrências.
D) O transporte de ida e volta dos trabalhadores da garagem da empresa até a frente de trabalho é realizado em vans. No vídeo, um dos agentes de limpeza cita que o veículo está agendado para buscá-los às 17h, horário previamente determinado.
E) Os agentes de limpeza urbana lotados no município de Extremoz recebem a quantia equivalente a R$ 15,00/dia a título de vale alimentação. Recebem também valor complementar para café da manhã, conforme determina a convenção coletiva do SINDLIMP/RN da qual a MB Limpeza Urbana é signatária.
F) Atualmente, cerca de 100 profissionais prestam serviços de limpeza urbana no município de Extremoz/RN. Apenas o pequeno grupo do vídeo optou por abandonar o expediente de trabalho pré-determinado.
G) A MB Limpeza Urbana executa serviços em dezenas de municípios em todo Brasil. A política de liberação dos profissionais para assistir aos jogos do Brasil com compensação posterior, foi uma iniciativa bem-sucedida em todas as cidades, sendo este caso o único relato de intercorrências, motivo pelo qual estamos analisando o ocorrido.
H) Por fim, reiteramos nosso compromisso com o correto e adequado cumprimento da legislação trabalhista vigente, ao passo que informamos que toda documentação relativa à jornada de trabalho destes trabalhadores encontra-se à disposição dos órgãos de fiscalização e controle competentes.