Professora por quase 15 anos e servidora pública federal, Paula Vergara da Silva faleceu na última sexta-feira (4) após sofrer uma descarga elétrica em um hostel onde morava, em São Miguel do Gostoso (RN). Natural de Pelotas (RS), ela havia deixado a estabilidade do cargo público para buscar uma vida mais simples, após enfrentar sérios problemas de saúde física e mental.
Em postagens feitas em 2023, Paula relatou que era professora do Instituto Federal de Santa Catarina e, a partir de 2020, desenvolveu diversas intolerâncias alimentares. Em 2022, sua saúde mental se agravou, sendo diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada e depressão.
"Meu corpo e mente entraram em colapso", escreveu. Ela decidiu se afastar do trabalho e, ao final do ano, pediu exoneração do cargo federal. Na nova fase, passou a se dedicar à educação alimentar infantil, promovendo cursos com pratos vegetarianos e veganos, feitos com alimentos orgânicos.
Foi com esse propósito que se mudou para São Miguel do Gostoso, onde pretendia oferecer oficinas para crianças. Lá, ficou conhecida como Pauli. A jornalista Anne Caroline Medeiros, amiga da professora, conta que a conheceu em outubro, ao matricular sua filha em um curso ministrado por Paula. "Ela buscava uma vida mais tranquila. Era generosa, inteligente e extremamente criativa", disse. Ambas planejavam uma oficina de Páscoa e chegaram a se falar por telefone uma hora e meia antes do acidente.
Segundo Anne, Paula enfrentava dificuldades financeiras e, por isso, aceitou o convite de uma amiga para morar no hostel.
De acordo com a polícia, o incidente aconteceu por volta das 16h40. Paula estava na piscina e, ao sair, tentou conectar um equipamento elétrico a uma tomada, sofrendo o choque. Quando o socorro chegou, ela já estava sem vida.
Paula possuía mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e era a filha mais velha entre três irmãos. Seu corpo foi levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), em Natal, para exames necroscópicos.
O traslado para o Rio Grande do Sul ocorreu nesta segunda-feira (7), com chegada prevista pela manhã no Aeroporto de Porto Alegre. De lá, o corpo segue para Pelotas, onde será velado a partir das 14h30. O sepultamento acontecerá no fim da tarde, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula. Com informações do g1.