Com a possibilidade de a governadora Fátima Bezerra deixar o comando do Rio Grande do Norte antes do fim do mandato, cresce nos bastidores a discussão sobre quem assumirá o governo até as próximas eleições. O cenário ganha ainda mais incerteza diante da sinalização de que o vice-governador Walter Alves pode não assumir o cargo, decisão que ainda não foi formalizada nem ao governo nem ao PT.
Nesse contexto, o nome do deputado estadual Francisco do PT passou a ser citado como um dos possíveis pré-candidatos a um mandato tampão. O próprio parlamentar, no entanto, destaca que o debate ainda está no campo das especulações e reforça que não há definição oficial sobre a sucessão.
Em informação enviada a redação da 96FM, Francisco lembra que PT e MDB receberam, nas urnas, a missão de governar o estado até 31 de dezembro de 2026, com a eleição da chapa formada por Fátima Bezerra e Walter Alves. Segundo ele, o caminho considerado natural e previamente acordado era a renúncia da governadora para disputar o Senado, com a posse do vice até o fim do mandato, sem candidatura à reeleição.
Foi a partir desse entendimento que o nome de Cadu Xavier passou a ser trabalhado internamente pelo PT como candidato à sucessão de Fátima no Governo do Estado. “Da nossa parte, o que foi acordado está sendo cumprido. Fátima será nossa candidata ao Senado e Cadu ao Governo”, afirmou.
O deputado também ressaltou que mantém compromisso partidário e coletivo e que nunca recusou missões definidas pelo partido. Apesar disso, deixou claro que, neste momento, sua disposição é disputar a reeleição para deputado estadual, afastando oficialmente qualquer intenção pessoal de assumir o mandato tampão.
Enquanto a decisão de Walter Alves não é formalizada, o futuro do comando do Governo do RN segue indefinido e alimentando especulações nos bastidores políticos do estado.