Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Economia

RN mantém menor taxa de desemprego, mas informalidade cresce

IMG_3037.jpeg

Foto: Adriano Abreu

O Rio Grande do Norte manteve, pelo segundo trimestre seguido, a taxa de desocupação em 7,5%, o menor patamar desde o início da série histórica da PNAD Contínua, em 2012. Os dados são do 3º trimestre de 2025 (julho a setembro) e foram divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento aponta que havia 1,39 milhão de pessoas ocupadas no RN no 3º trimestre — menos que no trimestre anterior (1,42 milhão). Também caiu a taxa de participação na força de trabalho, que passou de 53,3% para 52,5%, e o nível de ocupação, que foi de 49,3% para 48,6%.

O recorte mostra que havia 1,36 milhões de pessoas fora da força de trabalho no Estado no último trimestre. Apesar da estabilidade no desemprego, o trimestre foi marcado por dois movimentos simultâneos: queda no número de pessoas trabalhando e crescimento expressivo da informalidade no Estado.

O levantamento mostra ainda que o nível de ocupação ficou em 48,6% no terceiro trimestre, uma diferença de -0,7% em relação ao período anterior. O chefe da Seção de Disseminação de Informações do IBGE/RN, Damião Ernane de Souza, explica que quando há menos pessoas trabalhando e menos pessoas procurando emprego, a taxa de desocupação pode ficar estável.

“Quando uma pessoa desiste de procurar emprego, seja por desânimo ou por outros motivos, ela fica fora da força de trabalho. Assim, o total de pessoas ativas na economia diminui, reduzindo a taxa de participação e o nível de ocupação, mas não altera a taxa de desocupação, que considera apenas aqueles efetivamente em busca de emprego”, diz.

O Instituto calcula, também, que o rendimento médio mensal real habitual de todos os trabalhos das pessoas ocupadas no RN foi de R$ 2.817 no terceiro trimestre, uma variação de -2,8% ante o rendimento do trimestre terminado em junho (R$ 2.897).

Informalidade alcança 585 mil pessoas no RN

Apesar do piso histórico na taxa de desocupação, a Pnad Contínua mostra um aumento na quantidade de pessoas em situação de informalidade no Rio Grande do Norte. A taxa de informalidade do estado foi de 42,0% no terceiro trimestre de 2025, 2,5 p.p a mais que a taxa estimada no trimestre anterior (39,5%).

No total, havia 585 mil pessoas de 14 anos ou mais de idade ocupadas, em situação de informalidade na semana de referência da pesquisa. No segundo trimestre, eram 561 mil.

Tribuna do Norte

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado