Reunidos na Câmara Municipal de Upanema nesta quarta-feira (14), lideranças políticas, empresários e gestores públicos aproximaram as demandas do Baixo Oeste e do Rio Grande do Norte das discussões nacionais, durante mais uma oficina do Projeto Rota 22. As próximas paradas do projeto acontecerão nos dias 19, em Taipu, e 20, em Touros.
O vereador Matheus destacou temas como emprego, empreendedorismo e negócios. “A falta de conhecimento sobre o trabalho nas fazendas de melão faz com que os jovens não se interessem pelas vagas disponíveis, que acabam não sendo preenchidas por falta de mão de obra”, afirmou.
A opinião foi compartilhada pelo empresário Genário, também de Upanema, que alertou para o efeito do assistencialismo excessivo do governo. Segundo ele, esse cenário desestimula o ingresso no mercado formal, fazendo com que muitas pessoas prefiram benefícios temporários a empregos com carteira assinada.
O abastecimento de água potável e o saneamento básico foram apontados como problemas urgentes pelo vereador Wendel. “Embora a Caern tenha um faturamento altíssimo em Upanema, não entrega os serviços de forma adequada”, relatou. A crítica à precariedade do fornecimento de água também foi feita pelo vice-prefeito de Paraú, Flavinho Sabiá.
Já o vereador Pedro Myal, de Campo Grande, reclamou da ausência de estradas de qualidade entre os municípios. O professor Luís Antônio, por sua vez, destacou a carência de infraestrutura digital: “A quem recorremos para que os serviços de internet e telefonia sejam realmente eficazes na nossa região?”, questionou.
Outros temas como segurança pública e educação, com foco na assistência a crianças atípicas, também foram abordados pelos participantes da oficina do Rota 22 em Upanema.
Fique conectado com o Rota 22 — Acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais (@pl22rn e @plnacional22), além do canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.
Realizado pelo PL, em parceria com o Instituto Álvaro Valle e sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro e do senador Rogério Marinho, o Rota 22 promove oficinas e seminários em todas as regiões do Rio Grande do Norte, com o objetivo de identificar demandas locais e fortalecer o compromisso do partido com a melhoria da qualidade de vida da população.