Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1366x244px.png

Internacional

Trump cita Brasília ao mobilizar militares para segurança de Washington

No decreto, Trump cobrou que o Brasil tome ações contra Moraes e se alinhe aos interesses americanos como condição para rever o tarifaço de 50% Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citou Brasília ao determinar intervenção federal na segurança de Washington. A notícia é da CNN Brasil.

Durante coletiva de imprensa na Casa Branca, o republicano afirmou que a taxa de homicídios da capital federal americana atualmente é maior do que a "de alguns dos lugares que você ouve falar como os piores lugares do planeta".

"O número de roubos de carros [em Washington] dobrou nos últimos 5 anos e o número de sequestros relâmpagos mais que triplicou. Os homicídios em 2023 atingiram a maior taxa, provavelmente de todos os tempos", alegou Trump.

"Nossa capital foi tomada por gangues violentas e criminosos sanguinários, hordas de jovens selvagens, maníacos drogados e moradores de rua. E não vamos deixar isso acontecer novamente. Não vamos tolerar isso", completou.

Em certo momento do pronunciamento, o presidente americano mostrou um gráfico que supostamente indicava as taxas de homicídios de cidades ao redor do mundo e coloca Washington em primeiro lugar.

Na imagem mostrada por Trump, a capital americana possui um índice de 41 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto cidades como Lima, no Peru, aparece com 7 homicídios na mesma proporção, Bogotá, na Colômbia, com 11, Cidade do México, no México, com 8 e Brasília, com 13 homicídios a cada 100 mil habitantes.

"Vejam só. Bagdá... dobramos a nossa aposta em Bagdá. Cidade do Panamá, Brasília, San José, na Costa Rica, Bogotá, na Colômbia – drogas pesadas. Cidade do México, eu mencionei Lima, no Peru. [...] Então, vocês querem morar em lugares assim? Acho que não", disse Trump.

A informação apresentada pelo presidente americano em relação ao Distrito Federal diverge dos dados consolidados pela Secretaria de Segurança Pública.

O balanço da pasta apontou que, em 2024, foram registrados 6,8 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, índice mais baixo desde 1977, que teve 14/100 mil, portanto é a menor taxa desse tipo de crime em 48 anos.

Em relação à criminalidade em Washington, CNN apurou que, até o momento em 2025, os números totais de crimes são menores do que em 2024, de acordo com uma comparação preliminar feita pelo Departamento de Polícia Metropolitana de Washington — seguindo uma tendência semelhante de queda nas taxas de criminalidade nas principais cidades dos EUA.

Trump envia Guarda Nacional a Washington

O presidente Donald Trump determinou, nesta segunda-feira (11), o envio de 800 militares da Guarda Nacional para a capital dos EUA e colocou o Departamento de Polícia de Washington sob controle federal para combater o que ele chamou de uma onda de ilegalidade.

"Estou mobilizando a Guarda Nacional para ajudar a restabelecer a lei, a ordem e a segurança pública em Washington", disse Trump ao lado de autoridades do governo, incluindo o secretário de Defesa Pete Hegseth e a procuradora-geral Pam Bondi.

O presidente republicano rejeitou as críticas de que ele estaria criando uma crise para justificar a expansão da autoridade presidencial em uma cidade fortemente democrata.

Centenas de policiais e agentes de mais de uma dúzia de agências federais, incluindo FBI, ICE, DEA e ATF, se espalharam pela cidade nos últimos dias.

Trump disse que também enviaria o Exército americano "se necessário", e Hegseth afirmou estar preparado para convocar tropas adicionais da Guarda Nacional de fora de Washington. Bondi supervisionará a tomada da força policial, disse Trump.

A prefeita democrata de Washington, Muriel Bowser, rebateu as alegações de Trump , dizendo que a cidade "não está passando por um aumento de crimes" e destacando que os crimes violentos atingiram seu nível mais baixo em mais de três décadas no ano passado.

Os crimes violentos caíram 26% nos primeiros sete meses de 2025, após cair 35% em 2024, e a criminalidade em geral caiu 7%, de acordo com o departamento de polícia da cidade.

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado