A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta quarta-feira (26) uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Butantan-DV é o primeiro do mundo contra a dengue em dose única e é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Butantan e o laboratório chinês Wu Xi. A informação é da CNN Brasil.
A aprovação foi baseada pelos resultados de estudos de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, em que o imunizante foi aprovado, a vacina demonstrou 74,7% de eficácia geral, 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme e 100% de eficácia contra hospitalizações por dengue.
Os resultados foram publicados nas revistas científicas New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases.
O imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. Também demonstrou ser eficaz contra os quatro sorotipos da dengue.
Como funciona a vacina do Butantan contra a dengue?
A Butantan-DV será administrada em dose única, diferente de outros imunizantes disponíveis no mercado, que necessitam de duas a três doses. Segundo o Butantan, esse esquema pode facilitar a adesão e a logística de vacinação.
"É a primeira vacina brasileira para a dengue, de uma dose apenas, melhor do que as que possuímos hoje", explica Alexandre Padilha, ministro da Saúde, no Live CNN. "Estudos também apontam proteção mais ampla do que as disponíveis no mercado".
O Ministério da Saúde planeja realizar uma reunião com secretários estaduais e municipais de saúde para discutir a estratégia de implementação da vacina no Programa Nacional de Imunização. Além disso, um Comitê de Especialistas será convocado para detalhar a estratégia vacinal com base nos dados apresentados pela Anvisa.
Quem pode tomar a vacina?
A Anvisa aprovou o uso da vacina da dengue do Butantan para a população brasileira de 12 a 59 anos. O início da vacinação e a faixa etária de aplicação ainda serão definidas pelo Ministério da Saúde.
O Instituto Butantan pretende ampliar a faixa etária de vacinação tanto para o público pediátrico quanto para aquele acima de 60 anos. Para isso, já recebeu aprovação da Anvisa para avaliar a vacina da dengue na população de 60 a 79 anos.
Se os resultados da pesquisa forem satisfatórios, será possível solicitar à agência reguladora a inclusão desse grupo nas recomendações do imunizante. Além disso, mais dados deverão ser coletados para avaliar a possível inclusão das crianças de 2 a 11 anos nas recomendações da vacina.