Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, destacou que um traficante procurado pela Interpol participou diretamente e até pediu votos para um candidato a prefeito no Rio Grande do Norte, com participação em comício e tudo mais.
A notícia se refere a presença de Deusamor Jácome, flagrado em vídeos usados na investigação da Polícia Civil do RN, que apontou a irmã dele, Damária Jácome, como mandante do duplo homicídio que vitimou o prefeito Marcelo Oliveira e o pai do gestor, Sadi Oliveira, no ano passado.
O vídeo que Deusamor aparece pedindo voto foi feito em 2020, em cima de um palanque na cidade de João Dias. Naquela época, Damaria Jácome era a candidata a vice da chapa encabeçada por Marcelo Oliveira. Deusamor já era investigado, assim como os irmãos, por tráfico internacional de drogas, com ligações diretas com o PCC.
Deusamor morreu em confronto com a Polícia Civil no interior da Bahia. Segundo as investigações, ele e Leidjan Jácome estariam entre os principais traficantes do Nordeste, chegando a comercializar mais de R$ 30 milhões em maconha. Os outros dois irmãos são José Romeu Jácome e Samuel Jácome foram presos pelo mesmo crime.
"A família Jácome sempre teve histórico de envolvimento com o PCC", disse o delegado Carlos Michel Teixeira Fonseca, da PCRN.