Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Cidades

[VÍDEO] Vômito e até sangue pelo chão: ouvintes apontam "descaso" em UPA de Natal

backup/ilzn2l5js8xts09ovtimsiuguxrz9a.jpeg

Ouvintes do programa Metendo a Colher, da 96 FM, encaminharam várias reclamações de como tem sido os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Potengi, na Zona Norte de Natal. Ultimamente, o local vem sofrendo com a superlotação devido a suspensão dos atendimentos pediátricos na UPA do Pajuçara, fazendo com que os pacientes mudem o destino na hora de procurar este tipo de serviço. Além disso, Natal vem passando por uma onda de aumento dos casos de Covid-19 e gripe, agravando ainda mais o problema. 

O alvo das reclamações incide, principalmente, no descaso com a limpeza do hospital. Mas, não é só isso: além da demora dos atendimentos, já característica das unidades públicas de saúde, o acolhimento também vem deixando a desejar, segundo os relatos. 

O David Silva comentou que foi ao local duas vezes em menos de 15 dias e o atendimento demorou horas. "Teve até uma senhora que passou mal na UPA e o pessoal dizendo que tinha que esperar e não havia o que ser feito. Eles brincavam e conversavam. Tinha até uma pessoa que vomitou no chão e demorou mais de 40 minutos para limpar o local", disse.

"Eu estive lá com minha esposa e fui atendido muito mal. Além disso, enfrentamos a sujeita: sangue por todo canto na sala de espera, vômito e ainda saiu uma enfermeira pedindo que as pessoas coloquem a máscara por causa do Covid", contou. 

A paciente Maria do Carmo, de 75 anos, foi atendida de 7 horas da manhã e permaneceu sem leito até, pelo menos, às 17 horas, conforme contou a filha Juliana. "Internaram ela, só que não tem leito, segundo os funcionários. Ela já estava lá e uma pessoa chegou depois dela e ocupou a cama. Ela, com 75 anos, está em uma cadeira de rodas, com nariz e pele bolhosa, uma infecção gravissíma, está com dois comprometidos e a gente está desesperado porque ela precisa do atendimento correto", contou aos prantos. 

O que diz a Prefeitura do Natal?

Procurada pelo Portal 96, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encaminhou a seguinte nota: "Os atendimentos na UPA Potengi encontram-se dentro da capacidade de atendimento e quanto a limpeza o setor foi acionado para verificação e, se for constado algo, serão realizados os procedimentos necessários".

Categoria culpa aumento da demanda

A direção do Sindsaúde/RN publicou anteriormente em suas redes sociais que, desde a mudança na UPA do Pajuçara, faltam profissionais de saúde para suprir os atendimentos e equipamentos essenciais como ventiladores mecânicos para entubação e aparelhos HGT para pacientes diabéticos. Com a mistura dos pacientes clínicos, com covid, pediátricos e psiquiátricos no mesmo corredor está havendo aglomeração no local. 

Acompanhe as reclamações no Metendo a Colher:

Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado