O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou nesta terça-feira (20) a realização de um novo concurso para professor de ensino superior. A decisão ocorre após o cancelamento do certame anterior, motivado por falhas no processo, como a revelação indevida da identidade dos candidatos às bancas avaliadoras.
A nova resolução será publicada nos próximos dias no Jornal Oficial da Fundação e autoriza os trâmites do novo concurso, incluindo a formação de uma nova Comissão Central com representantes internos e externos. Após a nomeação da comissão, caberá à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) dar andamento ao processo.
O concurso anterior, lançado em janeiro, foi suspenso na fase de provas e títulos e oficialmente cancelado em 8 de abril, com garantia de devolução da taxa de inscrição aos candidatos. A Fuern informou que a falha ocorreu quando o programador da banca, ao corrigir provas incompletas no sistema, esqueceu de desativar a função que identificava os candidatos.
Segundo relatório técnico, 33 professores tiveram acesso aos dados durante o período de exposição, entre 16 e 17 de janeiro. A universidade também apontou nove infrações contratuais da banca organizadora, aplicou multas e rescindiu o contrato de forma unilateral. Com informações do g1.