Os ministérios da Defesa e dos Portos e Aeroportos terão que explicar o motivo da entrada de um avião misterioso dos Estados Unidos no espaço aéreo brasileiro e qual a justificativa para autorizar seu pouso em Porto Alegre. A informação é da coluna do Lauro jardim, no O Globo.
Os questionamentos fazem parte de requerimentos de informações protocolados por três deputados do PSOL, encabeçados por Fernanda Melchionna (RS). Também assinam Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP)
Os parlamentares querem saber se o governo americano fez um pedido formal para a operação e quais seus termos, além da natureza da missão da aeronave, um Boeing 757 usado em missões especiais e frequentemente associado à CIA. O avião, sem identificação, pousou nesta terça-feira no Aeroporto Salgado Filho e depois embarcou para Guarulhos (SP).
O trio também indaga quem eram os ocupantes do avião e se houve transporte ou desembarque de cargo ou equipamentos.
Os signatários perguntam ainda se a Anac foi comunicada previamente, qual o procedimento adotado para o pouso e se a aeronave apresentou plano de voo e os documentos regulares exigidos pela legislação brasileira.
Se as pastas classificarem alguma informação como sigilosa, deverão explicar o porquê.
"A presença de aeronave pertencente à força aérea estrangeira em território nacional, sem informações públicas claras acerca de sua missão, levanta preocupações relevantes que merecem ser sanadas".