O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, têm encontro marcado para a próxima segunda-feira (18/8), em Washington. A reunião acontece em meio às tentativas de Trump de articular um acordo de paz definitivo para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia. Com informações do Metrópoles.
O encontro foi anunciado após Trump receber o presidente russo, Vladimir Putin, na sexta-feira (15/8), no Alasca. A reunião entre os dois líderes durou cerca de três horas e terminou sem acordo de cessar-fogo, mas foi considerada “proveitosa” pelo norte-americano. Trump destacou que o objetivo é um pacto sólido de paz, e não apenas uma trégua temporária.
Zelensky afirmou apoiar a iniciativa e ressaltou a importância da participação da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no processo. Antes da visita, Trump e Zelensky já haviam conversado por telefone, com a participação de líderes europeus, sobre os próximos passos das negociações.
Putin, por sua vez, afirmou que ainda existem “raízes primárias do conflito” que precisam ser resolvidas e defendeu que Ucrânia e Europa se alinhem a sua visão de segurança no continente.
O encontro no Alasca também teve peso simbólico, já que o território foi vendido pela Rússia aos EUA no século 19 e fica próximo ao território russo.
A relação entre Trump e Zelensky tem histórico de tensões: em fevereiro, os dois se desentenderam em público durante uma reunião no Salão Oval. Apesar disso, Trump disse que, se as conversas avançarem, pode agendar uma nova reunião com Putin. “Se tudo correr bem, milhões de vidas poderão ser salvas”, declarou.