Em nova escalada da guerra tributária com a China, a Casa Branca confirmou, nesta terça-feira (8), que os Estados Unidos passarão a taxar todos os produtos chineses com uma tarifa total de 104%. A cobrança entra em vigor já nesta quarta-feira (9). A informação é do Metrópoles.
O novo percentual é resultado da soma dos 54% já impostos anteriormente pelo presidente Donald Trump, com uma nova taxa extra de 50%. A medida pressiona ainda mais o comércio global e aumenta a tensão entre as duas maiores economias do mundo.
Em resposta, a China havia anunciado na semana passada uma tarifa de 34% sobre produtos norte-americanos, como retaliação. Mas, nesta terça, endureceu o tom: o Ministério do Comércio chinês afirmou que “lutará até o fim” caso os EUA insistam na escalada do conflito.
Segundo o porta-voz do ministério, Lin Jian, a atitude de Washington representa “chantagem” e não será tolerada. “Não há vencedores em uma guerra comercial. O protecionismo não oferece saída”, declarou.
Apesar das tensões, Trump declarou pela manhã que acredita em um possível acordo. “A China também quer fazer um acordo, muito, mas eles não sabem como começar. Estamos esperando a ligação deles. Isso vai acontecer”, publicou na Truth Social.