Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu nesta terça-feira (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao papa Leão XIV pelos apelos ao diálogo e à paz diante da crescente tensão entre Caracas e Washington. A manifestação ocorreu durante o congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).
Maduro destacou a recente declaração do papa, que pediu entendimento entre Estados Unidos e Venezuela para evitar uma escalada militar no Caribe. Ele também elogiou a postura de Lula em defesa da paz regional e da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), além de agradecer ao Alto Comissariado da ONU por condenar o uso da força contra o país.
O agradecimento ocorre em meio à intensificação das atividades militares dos EUA no Caribe e ao aumento da pressão internacional sobre o governo venezuelano, acusado de violar direitos humanos e restringir a oposição. Caracas, por sua vez, acusa Washington de tentar promover uma mudança de regime.
Lula afirmou que pretende discutir o tema na próxima cúpula da CELAC, marcada para os dias 9 e 10 de novembro. “A reunião só faz sentido se for para tratar da presença dos navios de guerra dos EUA”, disse o petista, ressaltando que a América Latina “é uma região de paz, não de guerra”.
Com informações da CNN Brasil