Ex-candidata a deputada federal pelo PT, Samanda Alves foi nomeada para o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação. O ato deve ser publicado na edição desta quarta (5), do Diário Oficial do Estado (DOE).
Disputando o seu primeiro cargo eletivo em 2022, Samanda teve 31.240 votos para deputada federal, ficando como terceira mais votada do partido - atrás de Natália Bonavides e Fernando Mineiro. A votação, no entanto, foi vista como decepcionante por analistas mais exigentes, que viam nela a meta pessoal de Fátima Bezerra.
Por outro lado, na Educação, Samanda chega em um momento complicado, visto que a pasta é uma das mais difíceis do Governo Fátima Bezerra. Dados recentes mostram que a educação pública do RN está entre as piores do Brasil - no Ensino Médio, é a pior. Por isso, a gestão da Professora Fátima encara essa área como uma das prioritárias no aspecto da "resposta social".
Assessora pessoal da governadora Fátima Bezerra (PT) por mais de 20 anos, ela acumula missões e cargos importantes como secretária-adjunta do Gabinete Civil do Governo do Rio Grande do Norte, subsecretária do Trabalho, Emprego e Renda, coordenando o SINE/RN, e também ocupou função no Ministério de Direitos Humanos da Presidência da República, durante o governo Dilma Rousseff.
