A Prefeitura de Natal deu uma versão diferente sobre a reunião realizada hoje (3) pelo Governo do RN, com a presença dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, com o objetivo de discutir a manifestação em frente ao 16º Regimento de Infantaria (RI) do Exército, em Natal. Isso porque a Prefeitura negou que fosse responsabilidade dela fiscalizar a "poluição sonora" ou fazer qualquer ação extra com relação aos estacionamentos irregularidades. O assunto, inclusive, foi discutido no Jornal das 6 de hoje (3), veja acima:
A Prefeitura afirmou o seguinte:
"O Município tão somente atendeu à solicitação apresentada à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para reforçar procedimentos rotineiros na região, especialmente os voltados à fiscalização sobre estacionamentos irregulares e à manutenção de pleno fluxo no trânsito.
Não houve qualquer outra solicitação a pastas municipais, além da já mencionada. Portanto, inexiste acordo para que o Município se responsabilize pela medição e inibição de poluição sonora, mesmo porque não lhe compete este papel no caso em tela."
Mais cedo, o Governo do RN divulgou que "ficou definido que o Município de Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), irá exercer a fiscalização de trânsito, e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), fará a fiscalização da poluição sonora na referida avenida e adjacências, com apoio das forças de segurança do Estado, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil".
Atualmente, o único ponto de protesto que ainda tem causado transtornos à população é um trecho da Av. Hermes da Fonseca, em frente ao 16° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, no bairro Tirol. No local, segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), "manifestantes têm estacionado veículos sobre calçadas, sobre o canteiro central da avenida e ocupado a via exclusiva para o transporte urbano, o que é proibido pela legislação de trânsito, além da perturbação do sossego causada por constantes buzinaços, soltura de fogos de artifício, o uso de trios elétricos e carros de som na região, onde também fica localizado o Hospital da Guarnição de Natal".
Veja vídeos do local, feitos nesta quarta-feira (2), Feriado de Finandos: